RELOOKING

[MODA][grids]

DIVAN

[PAPO CABEÇA][bsummary]

MYSTIQUE

[MYSTIQUE][bleft]

BEAUTÉ

[MAKE UP][twocolumns]

Déjà Vu

3 jeitos fáceis usar o Tarot no seu dia-a-dia - mesmo para quem nunca leu um!

Vai aí um chá com Tarot? Aqui, as cartas são do Tarot Rider Waite.

Olá! Inicio minhas postagens de conteúdo no novo Bonjour Madame com, claro, o Tarot - minha paixão. 

Meu desejo com este post - e com os muitos que virão - é fazer você ver como esse mundo sutil que se diz esotérico não tem nada de misterioso, fantasmagórico e complexo. Que existe, sim, um lado B (de Bruxa!) sensível, desperto, conectado, em tod@s nós. E que usá-lo não é apenas nosso direito, como dever se quisermos ter uma vida mais feliz, mágica e sintonizada com os outros, a natureza, o planeta, o Universo. Por isso nossa conversa será toda assim: leve, descomplicada, objetiva. Beleza?

Pra abrir os trabalhos, vamos à apresentação do Tarot. 


O que é o Tarot?


O Tarot é um método divinatório (de conexão espiritual e predição) de origem incerta* composto por 78 cartas ou Arcanos (mistérios). Este jogo é dividido entre 22 Arcanos Maiores (fatores além do nosso controle) e 56 Arcanos Menores, cujas mensagens se relacionam com as 4 funções da consciência e que estão sujeitas à nossa vontade: Sensações (Ouros), Emoções (Copas), Pensamentos (Ar) e Intuição (Paus). Complicado? Você vai ver que nem tanto...

Um baralho de Tarot pode ser comprado em qualquer livraria e, com o lançamento em torno de 100 novos tipos a cada ano, são inúmeros os modelos. Veja todos e, o que lhe chamar, é o seu! 

Seção só se Tarot de uma das Barnes and Noble (EUA)

A boa notícia: você sabia que qualquer pessoa pode lê-lo? Sim! Por isso este post. 

Ler o Tarot não significa entender todos os sentidos dos Arcanos, saber várias tiragens e métodos, debulhar livros enormes para compreender os arquétipos e símbolos ocultos de cada carta, etc. Significa SABER VER.

Para ler o Tarot, basta ENXERGAR o que cada carta lhe diz, a partir da sua Intuição. É a Intuição quem guia a leitora, desde a novata à mais avançada. E quanto mais intuitiva você for, melhor!

Claro que todo conhecimento ajuda. Se você quiser ser profissional, precisará estudar muito, sim, não minto. Mas para quem deseja tirar o Tarot apenas para si, para se aconselhar, basta saber que o Tarot é, antes de qualquer coisa, um instrumento visual que permite uma conexão direta com o seu Inconsciente (que 'fala' por imagens) para de lá extrair a mensagem que você precisa.



Tarot: um mergulho às imagens do nosso Inconsciente

Com o passar do tempo, como tudo na vida, quanto mais experiência com ele, mais os mergulhos no seu Inconsciente se tornam mais fáceis e as mensagens, mais claras. OK? 

Devidamente apresentado, vou passar a você três formas rápidas que uso para fazer do Tarot o meu mais sábio conselheiro. O melhor é que nenhum desses modelos é difícil ou demorado. Às vezes leva apenas alguns minutos. Vamos a eles? 


3 jeitos fáceis de usar o Tarot no seu dia-a-dia


1. Como meditação diária


Este é o método que sigo e que acaba gerando as mensagens da Carta do Dia que envio diariamente todas as manhãs à minha Lista Vip - clique aqui se quiser fazer parte dela. É grátis

Esta prática é a que mais recomendo. Tanto porque nos serve de orientação e alerta para o dia, quanto porque, no horário em que é feita, nos ajuda a nos conectar com a energia mais forte do dia (em breve vou falar sobre isso), sendo excelente para treinar a nossa Intuição. 

Importante: Não faça esta leitura 2 vezes no mesmo dia. A carta que saiu é a carta que você precisa. Tenha certeza.


Passo a passo:

1) No início do dia, de preferência às 6h da manhã, embaralhe o seu Tarô 7 vezes;

2) abra-o em leque nas mãos ou sobre uma mesa e pergunte: "qual a mensagem para hoje?";

3) em seguida, retire apenas uma carta e olhe-a fixamente por pelo menos 1 minuto. 



4) Tente captar sua imagem e imagine que 'cena' está acontecendo. Quem é você na carta, o sentimento que você percebe, o que a carta diz para você? 
 
5) Opcional: Caso você queira conferir o que a sua intuição disse com a interpretação tradicional da carta, procure na internet (ou no meu site) sobre o significado da carta. Mas inicialmente não é necessário. Confie na sua intuição e extraia a mensagem que a sua sabedoria interior lhe passar.


Dica: Diário de Tarot 



Uma boa dica para estudantes (você é uma?) é fazer um diário das suas leituras de Tarot. 

Anote numa agenda o nome da carta e o que você pressentiu. Depois, no final do dia, marque o que aconteceu. Esta prática vai revelando o que cada Arcano significa para você e mostra todas as coisas que, provavelmente, você não viu na carta. ;) Funciona muitíssimo bem!


2. Como conselheiro pessoal


Freud explica...

Quantas vezes passamos por situações em que estamos cansadas, sem foco, emocionalmente confusas... e não conseguimos dar uma resposta adequada a um problema?! Ou mesmo com uma situação nova diante da qual simplesmente não sabemos o que fazer?! É nesta hora que o Tarô pode ser de grande ajuda! 

Além de mostrar a questão sobre novo ângulo, o Tarô ajuda a despertar insights para você ampliar a sua visão do que está vivendo e sobre si mesma e apontar caminhos para a sua solução.




Passo a passo:

1) Diante da situação que você precisa de resposta, retire-se do ambiente em que está (dê um pulinho ao banheiro ou vá a algum cômodo aonde você possa estar sozinha) e respire profundamente por pelo menos 3 vezes para se concentrar; 

2) embaralhe o seu Tarô 7 vezes;

2) abra-o em leque nas mãos ou sobre uma mesa, agora com a pergunta: "O que preciso desenvolver em mim para resolver esta situação?"

3) em seguida, retire apenas uma carta e olhe-a fixamente por pelo menos 1 minuto.

Olhe bem para a carta que você sorteou e capte todas as impressões que você sentiu.

A intenção desta tiragem não é dizer o que você precisa fazer, mas o que precisa aprender

Em cada problema que enfrentamos, há um aprendizado. O objetivo deste conselho é olhar para dentro de você e tirar da sua sabedoria interior a resposta que você deve dar à situação que enfrenta. A resposta desta carta a colocará no presente e a deixará mais consciente sobre seus limites e potenciais a serem desenvolvidos para resolver a situação em jogo.




3. Como gestor de conflitos - criando 'a ponte'




Esta é uma tiragem um pouquinho mais difícil, mas que é segura. Você consegue.

Você tem um desentendimento com alguém. Uma rixa no trabalho. Alguém que pega no seu pé. Está com um problema no casamento. Qualquer que seja a natureza da desavença, é preciso entender a situação para sair dela.

Neste caso, nada melhor que tentar entender a motivação da outra parte e tentar criar uma ponte entre vocês. Isso permitirá a você entender os motivos da outra pessoa sem julgamento e sem se colocar na posição de vítima.


Passo a passo:

1) Siga os procedimentos 1-2 acima; Pense enquanto isso nas pessoas envolvidas, na situação, nas emoções em jogo. Concentre-se bem. 

2) abra o seu Tarot em leque nas mãos ou sobre uma mesa; 

3) sorteie 3 cartas mentalizando cada situação e distribua-as viradas para baixo conforme o esquema abaixo. 





4) Abra cada carta e analise os resultados.


1) MINHA NECESSIDADE: A primeira carta sorteada será para você e representará as suas necessidades. Atente para o resultado e perceba como você se posiciona e quais emoções, sensações, pensamentos ou reações estão envolvidos.

2) NECESSIDADE DA OUTRA PESSOA: A segunda carta sorteada será para a pessoa com quem você tem o atrito, para representar o que ele(a) precisa nessa situação. Coloque a carta à direita da sua carta. Perceba novamente o resultado. Veja as duas cartas. Elas se olham ou estão de costas uma para outra? São de naipes diferentes? Interagem de alguma forma? Você vê uma briga? Sente que alguma carta 'ameaça' a outra?

3) A PONTE: A terceira carta sorteada deve ficar no meio das cartas que representam vocês, um pouco acima. Ela servirá para responder como será possível criar uma ponte entre as suas necessidades e do outro e estabelecer um acordo entre vocês.


Exemplo prático:

Briguei com alguém que gosto por uma situação que há anos vem se arrastando com relação ao trabalho. Quero resolver a situação de forma que seja benéfico para ambos. Tiro, respectivamente, o 10 de Ouros para mim, o Ás de Espadas para o outro e o 2 de Paus para a ponte.





1) MINHA NECESSIDADE - 10 de Ouros: Quanto a mim, significa que o lugar onde estou traz uma sensação (ouros) de segurança, que é familiar. Há questões financeiras também envolvidas, talvez com a cidade, um legado, uma família. A carta significa que a minha necessidade é de segurança, estabilidade e inclusive união familiar.

2) NECESSIDADE DA OUTRA PESSOA - Ás de Espadas: Para meu colega, é importante pensar (espadas) friamente na situação e fazer um 'corte' que pode ser de despesas ou de algo, doa a quem doer. Significa que, para o meu amigo, algo precisa ser eliminado para se libertar de uma situação. Talvez até ele mesmo queira romper com a sociedade. Ele está com ideias novas e está disposto a ir adiante com elas.

3) A PONTE - 2 de Paus: Como ponte, a carta do 2 de Paus sinaliza para que ambos (2) usem a sua intuição (Paus) para enxergar mais longe e estarem atentos a tudo o que se passa à volta. É preciso, com este arcano, tomar uma posição mais distanciada do assunto para ter clareza sobre o mercado global para o seu negócio.



>>> Possível interpretação: 


Há uma escolha a ser feita (todos os 2 significam escolhas), mas é preciso tempo e talvez se distanciar um pouco do problema para refletir. O melhor, neste caso, seria que ambos usassem seus recursos. Você, seus contatos e tino comercial (ouros) e, o outro, seu poder mental e ideias. Talvez a resposta esteja em outros mercados e até em novas formas de posicionar a empresa. Com o globo na mão, será que a solução não poderia ser online? Parem e criem o que falta!


Gostou? Se curtiu, deixe seu comentário logo abaixo. Vou fazer o possível para te responder ou tirar suas dúvidas, se houverem.




_________

ROSANE KURZHALS

Taróloga há mais de 10 anos e mantenedora do blog www.rosanetarot.com.br. Terapeuta Floral e de Telas Mentais e formanda em PredictionX: Diviner's Guide (Harvard University)

>> CLIQUE AQUI para falar comigo e/ou agendar um atendimento de Tarot, Astrologia ou Terapia Floral.




_____________________________________________

(*) Apesar da origem do Tarot ainda não ser clara, seus registros apareceram na Europa por volta de 1367, sendo estudado há centenas de anos pelas escolas iniciáticas (principalmente a partir do século XVIII) e incorporada pelos ocultistas do século XIX. Seu caráter de acesso ao Inconsciente, porém, foi revelado somente um século depois, pelo psiquiatra Carl Gustav Jung, pai da psicologia analítica.

As ilustrações deste post são da ilustradora e retratista coreana Henn Kim que, com traços precisos, desenha imagens conceituais, minimalistas e repletas de significados subjetivos, sempre envolvendo elementos psíquicos comuns ao ser humano.

2 comentários:

  1. Olá
    Essas tiragens podem ser feitas com o Tarô Cigano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Viviane. Podem, sim. Todos os métodos servem para todos os tipos de tarot. O importante é que você tenha afinidade com o tarot que você usa. Bjsss

      Excluir