
Bonjour Madame
Hoje que falar com você sobre um assunto, que já faz algum tempo, vem me deixando um tanto, digamos, em dúvida...

Será que precisamos mesmo ser tão "certinhas" em nosso "dress code" de trabalho? Comecei a pensar nisto quando escrevia um post na semana passada...
Ter que vestir um look só para cumprir a personagem do dia-a-dia é, em muitos casos, uma escravidão.
E podemos sim trazer elementos descontraídos, divertidos e modernos, sem parecer vulgar ou "inadequada".
Só porque você ocupa um cargo de liderança, chefia ou exerce uma profissão mais formal, não quer dizer que suas roupas não possam traduzir a pessoa que existe dentro de você - esta mulher que precisa de uma "pitada" de humor para sentir-se bem!
Para isto algumas perguntas são essenciais:
- Quais eventos profissionais você tem na sua rotina diária?
- Você fica no escritório o dia inteiro ou você precisa participar de reuniões e compromissos em clientes?
- Quantas funções de representação você costuma assumir?
- Qual o "código de vestimenta" ou "dress code" prevalece no seu ambiente de trabalho? Formal, informal, despojado?
- E você, em quais deles você se encaixa?
- Como você se desloca para o trabalho? "O uso de transporte público, ciclismo ou estacionamento na garagem da empresa afeta diretamente o estilo de roupas e principalmente sapatos que você deverá escolher.
O que sua "imagem" diz sobre você?
A maioria de nós quer ser percebida como competente, séria e confiável. Além disso, precisa irradiar um grau de autoridade e consistência. Adicione a isso uma intelectualidade e criatividade. Bem, talvez essa fosse a definição correta para uma pessoa em seu ambiente de trabalho.
Mas, apesar disto, você pode querer se sentir moderna, atual e mais despojada - porque é assim que é sua personalidade & estilo.
Mas como fazer isto?
Mais uma vez vamos entrar nas minhas dicas de um Guarda-Roupa Funcional, que defendo ferozmente, pois sei que funciona bem para qualquer mulher. Afinal, +40, já não temos tempo e não queremos usá-lo ficando "horas" escolhendo o que vestir.
Peças básicas, neste caso, são sempre as mais indicadas e os complementos ditam então a personalidade que temos e ela é transmitida em nosso estilo e imagem exterior.
Vamos dar uma olhada neste look...

Super básico: um terno formal de trabalho, uma blusinha branca...Aqui a descontração fica por conta dos sapatos baixos e de cor contrastante - trazendo um certo humor e conforto ao visual tradicional. Poderia ser uma sandália ou sapatilha de cor forte ou até mesmo uma estampa interessante.
Você tem abaixo uma mesma saia com estampa forte e em dois looks diferentes:
Você tem abaixo uma mesma saia com estampa forte e em dois looks diferentes:
O primeiro, um pouco mais ousado, com um decote mais pronunciado e a camisa aberta com cinto marcando a cintura. Essa mulher quer ser lembrada por sua personalidade marcante e moderna.
Já no segundo, temos a mesma saia, mas o colete torna o look não menos moderno e sim mais comportado. Funciona muito bem!
Para quem lê o blog, sabe que eu adoro coletes! Eles são nossos grandes alidados +40. Versáteis, modernos e fazem o tal "revela e esconde" que eu tanto adoro.
E há um universo de possibilidades quando falo deste meu queridinho, entre modelos, comprimentos, cores e estampas...Ele é a terceira peça "chave" em qualquer biotipo, personalidade & estilo...
Aquele vestido que você usa à noite ou com uma rasteira no final de semana, no modelo tomara que caia, pode ser usado sem medo com um colete sobre ele.
Este colorido então é belíssimo. A cor vibrante com o preto e branco do vestido, traz aquele toque de personalidade que você gosta, pois é uma mulher marcante.
Já estes dois modelos mais alongados, são ideais para qualquer biotipo, pois trazem a total liberdade de movimentos.
Nota. Se você for um pouco mais baixa, prefira usá-los com algum salto (não precisa ser alto), um salto médio, grosso ou fino já serão adequados.

Mito 1 : Camiseta não pode ser usada no ambiente de trabalho.
Pode sim! Use-as com humor e criatividade. Ficam lindas com calças e saias alfaiataria e com uma sandália ou escarpin completam um look bem atual.
Camisetas com cores mais básicas e pouca estampa são mais indicadas. Utilize recursos como colares e acessórios para torná-las mais interessantes.
Quem disse que a bermuda não vai bem no dress code de trabalho? Tudo depende do modelo e como é usada!
A bermuda com modelo mais soltinha e um pouco abaixo dos joelhos, proporciona um visual super atraente, feminino e consegue substituir visualmente a saia.
Olha que linda esta com listras verticais. Ideal para nós brasileiras que temos o "bumbum" mais pronunciado.


E a calça "pantacourt" de hoje não deixa de ser uma bermuda alongada...oui,oui!

Outro look só adicionando um colete. Adoro!




Quem disse que as cores não podem invadir o ambiente de trabalho?
Vamos combinar que um escritório somente em cinza, azul marinho ou preto já está bem ultrapassado.
Claro que você não vai agora comprar uma série de blusas coloridas, cheias de padronagens e achar que está arrasando, não é bem assim...
Novamente o bom senso impera! As cores são sua identidade, pode usá-las, mas a maior parte do look deve ser de peças básicas, de modelagem na mesma proporção e sempre sendo um detalhe da sua personalidade.
Com calças em tons de bege, por exemplo, as cores ficam lindas e trazem personalidade e feminilidade a esta cor um tanto "careta" - porém "très chique"!
Aqui apenas um detalhe.
A linda Isabela Fiorentino é um exemplo de que a combinação bem feita de cores contribui para qualquer look.


Muitas vezes de uma forma sutil, você mostra sua personalidade. Aqui no par de sapatos vermelho.

Um lindo broche ou bracelete ou um colar maior...



E então, pronta para incorporar sua personalidade & estilo no seu dia-a-dia e mostrar que você pode sim ter esta personalidade, alegre, extrovertida, marcante e vibrante no seu ambiente de trabalho?
Explore este universo de possibilidades!
Tenho certeza que você receberá muitos elogios e deixará sua identidade "gravada", além de se sentir muito mais conectada com seu interior.
Au Revoir!

Nenhum comentário
Postar um comentário