RELOOKING

[MODA][grids]

DIVAN

[DIVAN][bsummary]

MYSTIQUE

[MYSTIQUE][bleft]

BEAUTÉ

[MAKE UP][twocolumns]

Déjà Vu

DIA 4.





Dia 4. Quarto passo: Encontre objetos e meios que facilitem sua organização.

Bem, depois que você já organizou a rotina de limpeza, seu cardápio e agenda semanal, aí vão algumas dicas que lhe auxiliarão na sua meta de organização.

- Cesto no banheiro para roupas sujas e caixas organizadoras para produtos e itens. Qualquer criança ou adulto pode colocar sua própria roupa no cesto do banheiro. Jogar as roupas pelo chão ou por aí, não rola. Mostre para a sua família que todos devem colaborar.


- Lixeiros na cozinha para alimentos orgânicos e recicláveis: bem, na minha opinião este item deve ser obrigatório em cada lar habitável. Recicle!






- Cestos nas gavetas para separar objetos: a sua dispensa ficará super organizada com algumas caixas e potes plásticos transparentes. Uma caixa naquela gaveta de talheres 
também pode fazer um "grande milagre". Outra dica, separe os talheres, louças e objetos utilizados no dia-a-dia em uma gaveta e local específico. Sempre temos aquela xícara, talher, travessa, copo, etc, que utilizamos mais. Separe das demais e, se possível as deixe em um só local, facilita muito na hora de organizar suas refeições.



                                                                                 *Louças do dia-a-dia

- Saquinhos de tecido transparentes para meias, toucas de inverno e acessórios. Nada mais terrível do que abrir uma gaveta de meias e ter aquela de lã, usada só no inverno, misturada às do dia-a-dia. Ou encontrar aquela meia fina com fio puxado quando você decide usá-la (e não me diga que você guardará na embalagem). Alguns saquinhos transparentes resolvem isto fácil. Podem ser até os de plastico com "zip" que você encontra em supermercados. 
Se você tiver pouco espaço e puder investir um pouco mais, compre os maravilhosos sacos a "vácuo", ótimos para guardar itens de uso sazonal no armário, reduzir o espaço ocupado pelas roupas de cama, travesseiros e edredons. Até os casacos utilizado só no inverno podem ter seu espaço no armário otimizado.

 - Cabides para pendurar cintos, lenços, echarpes e colares: você evita que eles fiquem embolados dentro do armário, além de visualizá-los com maior facilidade. Muitas vezes jogamos em gavetas ou porta-joias, acabamos por nunca usá-los. Sequer lembramos da sua existência.




- Quadro de recados na cozinha, um caderninho de anotações próximo ao telefone: facilita a comunicação entre todos da casa.

- Cesto ou caixinha para os controles da sala. Funciona como um aviso: ei, meu lugar é aqui!

- Caixas grandes ou baldes coloridos para as crianças guardarem seus brinquedos. Facilita muito que seu filho mantenha organizados os brinquedos, além de incentivá-lo a brincar mais, já que os brinquedos estarão visíveis. De tempos em tempos, organize-os com seu filho e estimule o ato da doação.

 


- Dois cestos roupas que saem da máquina de lavar : uma para roupas que deverão ser passadas e outra para roupas íntimas, de ginástica e que não precisarão ser passadas - estas roupas já poderão ser levadas diretamente para o quarto para serem guardadas. Assim as meias "desaparecem" com menos facilidade.



- Recipientes para guardar alimentos que as embalagens já estejam abertas, evitando que estraguem com facilidade. Grampinhos de roupa coloridos também resolvem e não precisa sair por aí comprando aqueles itens super "caros" próprios para cozinha. Há grampos de roupas bem bonitos que fazem esta função.
Em ambientes muito úmidos, o ideal é comprar alguns potes que fechem à vácuo, evitando assim que os alimentos estraguem com o mofo. Atenção à isto! Sua saúde está em jogo.

- Etiquetas! Não esqueça que, para uma boa organização, é importante que você tenha o habito de etiquetar tudo que esteja fora de sua embalagem, evitando que mantimentos estraguem e que estejam fora da validade, assim como os remédios.
Compre algumas etiquetas prontas em qualquer livraria e uma caneta. Não precisa complicar o processo, colocar item e validade já está ótimo. Mas, se você quiser ser mais criteriosa, compre uma etiquetadora, que também encontra em livrarias.



- Caixa para remédios com etiquetas e, por favor, em lugares altos se tiver crianças. 
Remédios jogados em gavetas de banheiro são um péssimo hábito, já que estragam com facilidade.

- Coloque itens que serão utilizados no dia-a-dia, próximos dos seus locais de utilização.
Deixe alguns produtos da limpeza diária já no banheiro, se não tiver crianças em casa. Sacos de lixo, panos descartáveis, um produto para limpeza da pia e box, assim como os rolos de papel higiênico. Isso facilita sua rotina e otimiza tempo e torna sua vida mais fácil. Quer uma dica? Coloque os rolos de papel higiênico numa cestinha com os sabonetes cheirosos, isto deixa os rolos e o seu banheiro com um cheirinho gostoso ou compre uma essencia de sua preferência e coloque umas gotinhas na parte central de cada rolo.
Deixe toalhas de banho mais próximas o possível do banheiro, assim como roupas de cama.
Crie um espaço no armário de cada quarto, para colocar as roupas de cama e banho específicas. Facilita a organização e troca quando necessário.




- Use caixas de plastico, papelão ou baldes pequenos coloridos para organizar chinelos, sapatilhas e sapatos sem salto. Você os organiza em pé, dentro do armário ou closed e poupa muito espaço.






Nenhum comentário: